terça-feira, 26 de agosto de 2008

Novo modelo, peças originais



É com esse criativo slogan que vem a luz do dia o primeiríssimo e por que não dizer: aguardadíssimo teaser do filme Fast and Furious, ou Velozes e Furiosos 4 para aqueles que ainda estão fraquinhos no inglês.

O novo filme, com direção e roteiro assinados pela dupla responsável por The Fast and The Furious: Tokyo Drift*,Justin Lin e Chris Morgan, respectivamente traz algumas surpresas, em especial um tão aguardado reencontro entre os personagens do primeiro filme.Além de outras surpresas. Aí está o motivo do slogan. Para quem não acompanhou a cine-série, vou fazer uma breve explicação dos filmes anteriores(cuidado, contém SPOILERS):

The Fast and the Furious (Velozes e Furiosos)
O primeiro e até o presente momento o melhor filme da série. Na história Vin Diesel vive o personagem Dominic Toretto, líder de uma gangue de corridas de ruas em Los Angeles e que está sobre a mira de uma investigação federal por roubo de carregamentos de caminhões nas estradas da região. Para essa investigação, entra em cena Paul Walker, como Brian O'Connor, um aspirante a detetive que recebe a proposta de chegar ao chegar ao almejado cargo de detetive ao ajudar o FBI a resolver esse caso. Brian se infiltra na gangue na intenção de descobrir se Toretto é realmente o culpado dos crimes, ao mesmo tempo em que se apaixona pela irmã do líder da trupe de corredores, Mia Toretto, vivida por Jordana Brewster.

Recheado de ação do início ao fim Velozes e Furiosos é um belo exemplo do "cinema-pipoca", ou seja, filmes em que o roteiro é o menos importante. O que conta mesmo é o entretenimento. ^^ E isso o filme taz com maestria se utilizando de um COMBO (\o/) perfeito: MULHERES, CARROS e uma TRILHA SONORA TURBINADA, com o perdão do trocadilho infame. Claro que essa trilha sonora não é para qualquer um, pois é fato de que ela é composta na sua maior parte de faixas de hip-hop e rap. Mesmo assim, digna de nota. Esse foi também o filme que lançou Vin Diesel como novo astro dos filmes de ação. Apesar de estrondoso sucesso de sua performance, ele decidiu ficar de fora da continuação:

Too Fast Too Furious ( + Velozes + Furiosos)
Falando em trocadilhos infames, o título original desse filme é outra amostra de criatividade que permeia a série, ainda que sem muitos pontos altos. Dessa vez, a ação fica por conta de Paul Walker, reprisando seu papel como Brian O'Connor e também pelo rapper e ator americano Tyrese Gibson vivendo o papel de Roman Pearce, amigo de infância do personagem de Walker. Após os eventos finais do primeiro filme, Brian O'Connor é expulso da polícia e vai morar em Miami, aonde se torna um corredor de respeito. Algum tempo depois, ele é novamente contatado pelo antigo supervisor do FBI do filme anterior para trabalhar em um novo caso e assim ficar com a ficha limpa. Contrariado, Brian aceita o desafio, mas somente se pudesse escolher o seu parceiro. Brian resolve chamar o amigo de infância e ex-presidiário Roman Pearce, que parece acreditar que sua prisão foi por culpa do antigo amigo. Relutante, Pearce aceita participar da investigação, já que também teria sua ficha limpa. Ambos voltam para Miami e entram para a gangue do chefe da máfia local, Carter Verone, com a ajuda da estonteante agente infiltrada Monica Fuentes, vivida pela, vou repetir, estonteante atriz, Eva Mendez. Uma vez na gangue, eles precisam descobrir como uma maneira de ligar Verone ao esquema de lavagem de dinheiro, coisa que pode ser dificultada com a possível traição da agente Fuentes.

Uma seqüência que não conseguiu superar ou mesmo igualar o sucesso do filme que o precedeu, + Velozes + Furiosos possui um roteiro inferior ao primeiro, além de ter perdido sua maior estrela. Contudo, isso se explica pelo fato de que Vin Diesel achava que sua participação não teria o menor sentido, devido aos acontecimentos do primeiro filme. Apesar desses pequenos poréns, o filme consegue reprisar o combo anterior, com um pouco mais de mulheres, muito mais carros e uma trilha sonora um pouco menos empolgante do que a do primeiro filme. Mais um "filme pipoca", feito sob medida para se assistir descontraidamente. E é assim que chego no terceiro filme:

The Fast and the Furious: Tokyo Drift (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)

Tudo novo. Novos personagens. Nova ambientação. Novo estilo de corrida. É assim que o terceiro filme dessa franquia de "road action" se apresenta. Aqui nós conhecemos a história de Sean Boswell, vivido por Lucas Black, um adolescente encrenqueiro que se vê metido em um acidente após um racha e como forma de evitar a prisão, é enviado para Tóquio, para morar o com seu pai, um militar transferido para a capital japonesa. Desgostoso com aquela cultura completamente diferente, Sean está completamente deslocado até conhecer Twinkie, interpretado pelo jovem astro do rap, Bow Wow. É na companhia desse jovem colega que Sean descobre o mundo do drifting, um estilo de corrida completamente diferente do apresentado nos filmes anteriores. O drifting consiste em deslizar na pista, fazendo o carro "andar de lado". Sean descobre isso da pior maneira ao se envolver em um confronto com um pretendente a Yakuza (máfia japonesa), o personagem Takashi, mais conhecido como "DK" que significa Drift King (rei do drift). Ajudado por Twinkie e por um companheiro de DK chamado Han, Sean aprende um pouco mais sobre coragem, amizade e respeito, ao mesmo tempo em que vai aprendendo como se tornar um piloto de drift.

E exatamente por causa dos elementos citados acima além de vários outros este filme pode e DEVE ser considerado o pior filme da trilogia. O roteiro desse filme é praticamente inexistente e não dá para saber exatamente aonde os personagens querem chegar. Nem mesmo o combo dos filmes anteriores pareceu agradar. Em um filme recheado de belíssimas japonesas, o maior destaque não eram as curvas das asiáticas, mas sim uma exagerada super-exposição de carros que não agradou. Então, tirando as mulheres e os carros, o que sobra é a trilha sonora, que conta até mesmo um rap japonês. Obviamente, essa trilha é excelente, pelo menos para mim. Em um filme que parece assassinar o espírito dos predecessores, um novo combo surge para honrar um pouco a trilogia: a primeira delas é que o filme é uma das maiores exposições de "Drifitng" no cinema, trazendo uma realidade até então desconhecida da maioria das pessoas fora do mundo das corridas. A segunda é a introdução do personagem Han, um clássico mestre sábio que guia o jovem discípulo para um futuro brilhante, ao melhor estilo japonês. E para fechar o combo, temos a aparição surpresa de Vin Diesel, em uma partipação surpresa em que revela conhecer o piloto Han e que ambos correram juntos em algum momento do passado. E é exatamente essa ligação que me leva ao atual filme, ainda em estágio de produção:

Fast and Furious ( ainda sem título em português)

Sem postêr também. =/

Como eu disse antes, esse filme já começa com muitas gratas surpresas. A primeira dela é o retorno do elenco original do primeiro filme, contando com Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster. A segunda é que o filme contará com um prelúdio de 20 minutos estrelado por Vin Diesel e Michelle Rodriguez. E em uma pitada a mais de surpresa, Diesel será o diretor. O astro revelou essa informação alguns dias atrás, além de afirmar que Sung Kang, o Han do terceiro filme também estará presente nesse especial. Isso vai servir para dar um pontapé inicial na relação romântica de Toretto e Letty, mostrada anteriormente no primeiro filme, além de mostrar como Dominic e Han se conheceram. Nesse filme, Dominic Toretto reencontra o agora agente Brian O'Connor quando um crime faz com que eles voltem para Los Angeles. Dispostos a acabarem com um traficante de heroína chamado Braga, eles fazem uma nova aliança para acabar de vez com o inimigo em comum. O filme está com estréia marcada para o dia 5 de junho de 2009 nos Estados Unidos. É com enorme ansiedade que espero pelo lançamento deste que parece ser o capítulo final dessa franquia sobre rodas. 2009 está longe, muito longe, mas até lá vou matando as saudades revendo os filmes antigos. ^^ E era isso por hoje meninos e meninas. Um tema descontraído que surgiu de inspiração por inúmeros motivos, um mais especial do que os outros.

o/

*Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio

5 comentários:

Fernanda Schena disse...

vamos ver juntos!

vai ser no mínimo beeem engraçado e certamente vou te deixar bem furiosooo..!

besos profe, hoje te levo uma maçã tá.. mas só se eu ganhar uma estrelinha..!

jvk disse...

e eu não sabia disso...

Lidi disse...

Uau! Vc já pensou em fazer crítica de cinema, digo, se especializar nisso?
Vc é mto bom hein.... na boa
Bjo seu chato!

Willian Guimarães disse...

Interesssante, Thiago
Gostei da relação que fizeste nas quatro descrições envolvendo os três elementos chaves do filme.
Pelo que narraste, acredito que o quarto filme promete ser interessante, uma vez que trás de volta personagens já consagradados pelo publico e, na minha opnião, o melhor dos 3 filmes lançados até agora que é o primeiro...
Texto muito bem construido

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu